Abordagem Logoterapia e Análise Existencial
.png)
A psicoterapia é um campo com múltiplos sistemas e propostas de atuação. Aqui apresento uma visão de psicoterapia segundo a Logoterapia, abordagem classificada como de orientação fenomenológica-existencial.
Não existe uma padronização sobre como conduzir sessões de psicoterapia. Atuo seguindo orientações a partir da concepção filosófica da Logoterapia, baseada nos aprendizados das teorias e técnicas de seu criador, o psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Emil Frankl (1905 - 1997).
Na Logoterapia, o ser humano é compreendido como um ser livre, capaz de tomar consciência de sua liberdade, e posicionar-se responsavelmente diante da vida, movido pelo que considera os sentidos de sua vida.
Um vazio existencial pode ser vivenciado quando o sentido de vida não está presente, assim, a pessoa ao invés de perguntar qual é o sentido de sua vida, deve compreender que ela é quem deve responder à vida e, conforme Viktor Frankl, à vida a pessoa só pode responder sendo responsável. Assim, a Logoterapia vê na responsabilidade a essência propriamente dita da existência humana.
A responsabilidade, na visão da Logoterapia, tem uma concepção particularmente diferente da concepção moralista ou religiosa, ou em relação ao modo como é compreendida popularmente. Para a Logoterapia, a responsabilidade é a habilidade da pessoa de, fazendo uso de sua liberdade, dar respostas que possuem total relação com a vida e com as atitudes tomadas diante dela.
Portanto, a Logoterapia objetiva ampliar a habilidade de identificar as possibilidades existentes de sentido na sua vida, escolhendo para realizar aquelas que considera mais significativas.
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - Logoterapeuta
CRP 11/08656