Música + Logoterapia + Tanatologia: Epitáfio (Titãs)
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 3 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
🎼A música "Epitáfio" dos Titãs é uma reflexão profunda sobre temas universais, como o amor, a aceitação, a busca por significado e as inevitabilidades que compõem a existência humana. Ela nos faz refletir sobre como lidamos com a certeza de nossa finitude, sobre como percebemos o significado de nossas vidas, se nos sentimos realizados e se estamos vivendo de acordo com nossos valores e propósitos.

❗“Epitáfio” nos questiona se estamos satisfeitos com a forma como estamos vivendo e se, enquanto há vida, desejamos fazer ajustes para vivermos de maneira mais autêntica e significativa.
Confira 💚:
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
A primeira estrofe expressa o pesar por não ter vivido plenamente. A referência a arriscar e errar mais destaca a importância da experiência e da ousadia na busca de uma vida mais significativa.
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
A segunda estrofe aborda a compreensão e empatia, indicando que aceitar a diversidade humana é parte integrante de uma vida plena.
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
O refrão pode ser interpretado como uma reflexão sobre como, muitas vezes, os eventos da vida acontecem de maneira imprevisível, e a distração pode ser uma forma de encontrar proteção emocional.
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o Sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
A terceira estrofe aponta para a necessidade de equilíbrio entre os desafios da vida e a apreciação das pequenas alegrias cotidianas.
A referência a se importar menos com problemas pequenos sugere uma perspectiva mais leve em relação às dificuldades, enquanto a expressão "ter morrido de amor" pode ser interpretada como um lamento por não ter se entregado completamente às emoções e relacionamentos.
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
A repetição da ideia de aceitar a vida como ela é e reconhecer a alegria e a tristeza que cada um carrega destaca a importância da aceitação e do entendimento das dualidades da existência.
Sobre 🌻 Viver
PSICOLOGIA CLÍNICA
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - CRP 11/08656
Esp. Logoterapia e Análise Existencial
Atendimento de Adolescentes, Adultos e Casais
Palestras e Capacitações
Celular: (88) 9 9752.0900
Clinicrato, Praça da Sé, nº 93, Centro, Crato-CE
danielacoelhopsi@outlook.com
Comments