Quando procurar uma psicóloga?
Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, a busca por suporte psicológico não é algo que pode ser feito somente em casos de necessidades extremas, pois a prevenção deve ser o foco de todos quando o assunto é saúde mental.
Uma psicóloga atua utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, portanto, é equivocada a ideia de que uma psicóloga é alguém com quem apenas se “bate um papo” e isso poderia ser feito com um familiar, amigo, etc.
Assim, a partir desse tipo de preconceito, muitas pessoas só se conscientizam da necessidade de buscar serviços psicológicos quando uma crise mais impactante se instala gerando importantes prejuízos na vida, fazendo com que busquem ajuda profissional com a expectativa de soluções instantâneas.
Listo aqui alguns motivos válidos para que alguém escolha buscar atendimento psicológico:
-
Prevenção
-
Desejo de autoconhecimento
-
Sentimentos constantes de tristeza, desânimo
-
Ansiedade, estresse, raiva
-
Dificuldades no enfrentamento de crises
-
Sentimento de culpa ou dificuldade de lidar com o passado
-
Sentimento de medo do futuro
-
Separações, lutos, perdas ou mudanças
-
Dificuldades em relacionamentos
-
Manias, medos, comportamentos alterados
-
Etc.
Portanto, a psicoterapia pode ser vivenciada a partir do desejo de autoconhecimento como em situações mais impactantes. Vencer os preconceitos sobre tratamento psicoterápico e buscar uma avaliação detalhada para iniciar um tratamento é a melhor escolha para resgatar o bem-estar e a qualidade de vida.
Cuide-se!
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - Logoterapeuta
CRP 11/08656