Ansiedade
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 15 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

A ansiedade faz parte de nossa existência e possui uma função adaptativa. Se moderada, a ansiedade nos alerta para nos proteger, tomar decisões mais sensatas, etc. Mas em nível muito baixo pode nos gerar erros por descuidos, já em excesso pode produzir bloqueios de pensamentos e assim limitar significativamente as nossas tomadas de decisões diante da vida.
Por tanto, ela é adaptativa em nós e é de extrema importância avaliarmos se a nossa ansiedade encontra-se em um nível útil para a manutenção de nossa saúde ou se ela está paralisando o nosso existir, afetando nossa qualidade de vida.
Quando nos sentimos receosos diante de determinadas situações, podemos buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de modo mais saudável possível.
Direcionar a nossa atenção ao que nos fortalece e nos deixa seguros é um dos caminhos para lidar com incertezas, ou seja, se ocupar daquilo que possuímos controle sobre e que sabemos que precisamos realizar no agora. Por este motivo é fundamental buscarmos manter uma rotina diária, realizando nossas tarefas de casa, as familiares e/ou profissionais, etc. Mas devemos estar atentos e respeitar os nossos limites e possíveis oscilações: Tudo bem em alguns momentos não sermos tão produtivos como antes!
Em um momento mais intenso de ansiedade, é possível recorrer a técnicas de respiração controlada, uma muito simples é inspirar fundo pelo nariz por 03 segundos, segurando o ar por 03 segundos e soltando o ar lentamente pela boca em 06 segundos (repetir por 05 ou 06 vezes). A prática de atividades como pilates, yoga, meditação também auxilia significativamente na redução da ansiedade.
Ocupando nossa mente e nosso corpo com experiências que fazem parte de nossa rotina, além de ser um potencial caminho para não vivenciarmos uma intensa ansiedade é também uma forma prazerosa de viver o dia a dia.
Pensem um pouco sobre tudo isso! E se pergunte: O que posso melhorar em minha rotina? E não subestime o poder das pequenas mudanças! Experimente-as!
MAS ATENÇÃO!: Caso você venha a perceber que não consegue lidar sozinha(o) com seus atuais níveis de ansiedade, é prudente você buscar apoio de um profissional da Psicologia e/ou Psiquiatria. Cuide-se!
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - CRP 11/08656
Abordagem Logoterapia Psicoterapia On-line e Presencial
Contatos: (88) 99752.0900 - danielacoelhopsi@outlook.com
Comments