Atividade Física e Saúde Mental
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 20 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2021

Você sabia que a atividade física contribui para a produção dos hormônios e neurotransmissores que nos auxiliam a estar bem, dispostos e alegres? A qualidade de vida acontece quando encontramos um bom equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente.
A prática frequente de atividade física REDUZ O ESTRESSE: Precisamos aliviar o estresse adquirido diante dos desafios constantes da vida. Quando o hormônio do estresse (cortisol), sofre aumento, podemos passar a ter lapsos de memória, dificuldade na aprendizagem, aumento de peso, diminuição do apetite, etc. Quando o cortisol está baixo, pode resultar em indisposição, fraqueza, desejo de consumir alimentos doces, depressão, etc. Ocorre de acordo com as condições pessoais de cada um de nós. Além de equilibrar os níveis de cortisol, a atividade física relaxa o corpo e a mente.
A atividade física MELHORA A QUALIDADE DO SONO: Ajuda a construir uma rotina de sono reduzindo ou até prevenindo distúrbios do sono. A má qualidade do sono gera alterações dos hormônis, de humor, estresse, fadiga, aumento de peso, sonolência, confusão mental, dor muscular, entre outros impactos. Estabelecer uma rotina é muito importante para que o nosso corpo e mente acostumem a relaxar e adormecer na hora certa.
A atividade física EQUILIBRA A PRODUÇÃO DOS HORMÔNIOS: Entre os benefícios do neurotransmissor serotonina estão a redução do estresse, diminuição de enxaquecas, promoção da saciedade, do relaxamento e do bem-estar, alívio dos sintomas de TPM, etc. A dopamina atua na regulação do humor e do estresse, controle das funções motoras, exercício da memória, melhora da concentração e do apetite. A endorfina regula funções do sistema nervoso, garantindo o relaxamento e a reação do corpo às tensões. Colabora para a elevação de nossa autoestima, reforçando nossa motivação para finalizar tarefas e lutar por objetivos. Portanto, a disposição surge com a equilibrada produção de hormônios.

Exercitar o corpo com regularidade SUAVIZA OS SINTOMAS DE TRANSTORNOS MENTAIS: Com a produção equilibrada dos hormônios, tornam-se mais leves os sintomas de transtornos mentais como a ansiedade, depressão, síndrome do pânico, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), etc. A atividade física corresponde a mais um fator que auxilia no processo de melhora, assim, a pessoa com algum transtorno mental deve dar continuidade ao seu acompanhamento o psicológico e psiquiátrico.
Algumas horas de atividade física regularmente podem PREVINE DIVERSAS DOENÇAS: Reduzem as probabilidades de incidências de doenças cardiovasculares, osteoporose, dores musculares, diabetes, colesterol no sangue, câncer e transtornos mentais. Garantem uma melhor circulação sanguínea, regulam os batimentos cardíacos, fortalecem os músculos, melhoram a postura corporal, combatem a obesidade, etc.
Percebe como o nosso corpo e a mente estão diretamente ligados e precisam permanecer em equilíbrio?!
Uma pessoa que atendo me trouxe uma reflexão importante: o médico psiquiatra dela a explicou que nem sempre temos “MotivAção”, mas que podemos iniciar pela Ação (por mais simples que seja essa ação!) e ao saborear seus efeitos, estes poderão ser nosso Motivo para persistir!
Então, OLHE PARA O SEU FUTURO: Como você imagina que estará, caso continue mantendo o mesmo nível de atividade física de hoje?! Caso avaliei que mudanças HOJE são necessárias, escolha uma atividade física que seja prazerosa para você, uma com a qual sinta-se bem antes, durante e depois de realizá-la, assim, possivelmente irá se tornar um hábito. LEMBRE-SE!: Cada pessoa leva seu próprio tempo para se acostumar com mudanças de rotina. Alguma inconstância no início pode ocorrer (e tudo bem!), o que importa é você tentar se manter firme e retomar até perceber que se tornou um hábito. E tente não ter uma mentalidade imediatista!, pois os benefícios da atividade física ocorrem ao longo dos anos, proporcionando uma melhor qualidade de vida e longevidade.
Ao constatar que o hábito se consolidou, você perceberá uma diferença significativa: mais energia e resistência, mais desejo de movimentar seu corpo, como também mais qualidade em sua saúde mental.
Uma vida menos estressante significa melhor qualidade de vida, mais ânimo, alegria e bons pensamentos. Às vezes a ação precisa vir primeiro, só depois você se perceberá com motivação!
Mova-se! Viva!
Daniela Coelho Andrade Psicóloga - CRP 11/08656 Abordagem Logoterapia Psicoterapia On-line e Presencial Contatos: (88) 99752.0900
Imagem: @teoeominimundo por @caetanocury
Texto da Imagem:
Uma semana sem atividade física.
O baixo astral quase me alcançou.
Só tem um jeito de ficar longe dele.
Voltar a correr.
Comments