Crise Existencial
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 15 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Quando estamos atravessando uma crise, permeada de medos e muitas incertezas, surgem questionamentos sobre qual o sentido da experiência vivida ou sobre o sentido da vida. Na busca por respostas, podemos enfrentar um profundo sentimento de vazio. Assim, podemos vivenciar o maior problema humano: a crise existencial.
As crises são situações de desequilíbrio, que acarretam problemas que precisam ser avaliados, mas também trazem ricas oportunidades de novos horizontes. Se apenas os aspectos negativos forem acolhidos, teremos uma visão pessimista, esta, não sendo exagerada, pode ajudar a pensarmos em novas possibilidades. Ou seja, um olhar negativo diante de uma situação de crise possui riscos e benefícios.
Se a percepção da situação consistir em apenas lamentar os aspectos negativos, ela pode se aproximar de uma possibilidade de depressão, de falta de sentido, gerando uma ausência de atitudes positivas diante da vida.
Considerar a realidade, identificar os pontos negativos e os riscos, considerando as possibilidades de transformação, seria o mais adequado, porém, cada um de nós encontra o seu modo de lidar com a crise que nos impõe a necessidade de avaliarmos os nossos recursos de enfrentamento. Assim, não é coerente exigir que alguém esteja bem, com uma visão otimista diante de uma crise, isso pode ser uma atitude opressora. O coerente é buscar potencializar os recursos de cada pessoa.
Portanto, se a crise ultrapassar nossa capacidade pessoal de reação e adaptação, pode aumentar nossa vulnerabilidade nos levando ao esgotamento existencial, impondo experiências de angústia e desamparo, de incapacidade e exaustão, de falta de perspectiva de solução. Em uma situação de crise, devemos ser menos rigorosos com nós mesmos, reconhecer nossos limites, fragilidade e solicitar apoio sempre que percebermos que não conseguimos lidar sozinhos com a situação, assim potencializamos as chances de transformarmos a crise em ponte para mudanças em nossas vidas.
Estamos nessa vida para transformar uns aos outros e a nós mesmos! Reconheça seus limites! Busque apoio sempre que necessário!
"Enquanto tivermos pessoas para amar, projetos a realizar, obras para edificar teremos todas as razões para existir, imbuídos de sentido em nosso ser e fazer". (Viktor Frankl)
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - CRP 11/08656
Abordagem Logoterapia Psicoterapia On-line e Presencial
Contatos: (88) 99752.0900 - danielacoelhopsi@outlook.com
Comentarios