O que NÃO fazer ao tomar conhecimento da ocorrência de um suicídio
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 14 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

❗Evite especulações: Não espalhe rumores ou suposições sobre os motivos que levaram ao suicídio. Isso só aumenta o sofrimento dos envolvidos.
❗Não compartilhe detalhes sensacionalistas: Compartilhar informações gráficas ou sensacionalistas sobre o suicídio pode causar mais dor e até desencadear comportamentos de risco em outras pessoas.
❗Não romantize o ato: Evite retratar o suicídio como uma solução para os problemas. Isso pode incentivar outras pessoas em situação de vulnerabilidade a verem o suicídio como uma saída.
❗Não minimize a dor: Comentários como "ele/ela deveria ter procurado ajuda" ou "foi uma escolha egoísta" desrespeitam a complexidade da situação e a dor das pessoas envolvidas.
❗Não julgue ou culpe: Evite culpar a pessoa que morreu ou seus familiares, pois o suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial.
❗❗❗O que você PODE fazer: Conheça as cartilhas do Instituto @vitaalere: "Como falar de forma segura sobre suicídio" e "Posvenção - orientações para o cuidado ao luto por suicídio". Seja empático, respeitoso: Se conhece a família enlutada, seja um suporte para ela, ofereça escuta empática, compartilhe informações sobre como e onde buscar ajuda. Promova em todos os espaços a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental.
As coisas só mudam se tivermos as informações corretas para podermos falar abertamente e com segurança.
Juntos, podemos construir um ambiente de compreensão, apoio e prevenção. 💛
Sobre 🌻 Viver 🍃
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - CRP 11/08656
Logoterapia e Análise Existencial
Comentarios