Jardim Dos Sentimentos: Reflexões sobre o Luto por Suicíd1o [Texto 01: Meu próprio caminho]
- Psicóloga Daniela Coelho Andrade - CRP 11/08656
- 4 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de mar. de 2024

Esperançar no Jardim dos Sentimentos:
Em 2002, minha vida tomou um rumo jamais imaginado. Perdi meu pai para o suicídio, um evento que plantou em mim sementes de medo, dúvida, raiva e culpa. Anos depois, ao ingressar na Psicologia, ainda carregava essas sombras, junto com uma pergunta escondida no meu coração: por que escolhi este caminho?
Com o tempo, entendi que não poderia desvendar os mistérios deixados por meu pai. Mas, naquele momento de dor, precisei ser força para minha família, buscando respostas que sabíamos, no fundo, que nunca teríamos.
O Desperta(dor) para o Sentido:
A Psicologia se revelou para mim não apenas como uma carreira, mas como um caminho de cura para minha própria alma. Ainda no início da graduação, entendi que eu precisava ser cuidada antes de poder cuidar de outras pessoas. Uma crise pessoal, desencadeada pela notícia da tentativa de suicídio de um professor querido, me fez encarar a realidade do meu luto e a buscar a psicoterapia.
Conflitos internos, faltas às aulas e uma luta contra a depressão. Na psicoterapia, comecei a desembaraçar os fios da culpa, a entender o suicídio de modo coerente, com base em informações científicas e a reconstruir minha relação com meu pai. Foram nove meses de psicoterapia, uma verdadeira gestação de uma nova Daniela, um renascimento e uma jornada para encontrar um sentido maior em minha escolha pela Psicologia e pela abordagem psicológica Logoterapia e Análise Existencial; entendi que esse seria um caminho no qual a morte de meu pai não seria em vão.
Transformando Dor em Saudade:
Aceitei a perda do meu pai quando as memórias felizes começaram a florescer mais fortes do que as de sua morte. Entendi que meu luto é a mais pura expressão do meu amor por ele. E com essa compreensão, vi que é possível transformar a dor em saudade.
💛 🌻🍃
Cada post desta série “Jardim dos Sentimentos” é uma homenagem à jornada única de cada sobrevivente enlutado pelo suicídio, então, decidi começar com um pouco da minha. Ao compartilhar histórias, espero que possamos encontrar consolo coletivo e força na nossa vulnerabilidade compartilhada.

*As histórias que serão compartilhadas, são inspiradas em estudos, pesquisas e uma variedade de histórias reais compartilhadas publicamente, incluindo minha própria experiência. A intenção é, ao fazer essas histórias chegarem a outras pessoas sobreviventes enlutadas por suicídio, dar voz às suas emoções muitas vezes não expressas e promover um maior entendimento sobre a importância do apoio e da comunicação aberta.
Com afeto,
Sobre 🌻 Viver | Psicologia Clínica
Daniela Coelho Andrade
Psicóloga - CRP 11/08656
Especialista em Logoterapia e Análise Existencial
Psicoterapia | Palestras | Capacitações
📱 Celular: (88) 99751-0037
📍 Clinicrato, Praça da Sé, nº 93, Centro, Crato-CE
Instagram: @psicologa_danielacoelho | @posvencaodosuicidio_cariri
Ao enfrentar o desafio de viver o luto por suicídio, é essencial saber que existem recursos disponíveis para oferecer apoio e orientação durante este período difícil. Aqui estão algumas fontes de apoio ao luto por suicídio que podem ser de grande ajuda:
Centros de Valorização da Vida (CVV): Oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio de atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Contato pode ser feito pelo telefone 188 ou através do site www.cvv.org.br.
Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio: Disponibiliza informações sobre saúde mental, prevenção e posvenção do suicídio e fornece gratuitamente cartilhas informativas de grande qualidade.
Grupos de Apoio para Sobreviventes de Suicídio: Muitas cidades têm grupos de apoio específicos para pessoas enlutadas por suicídio, oferecendo um espaço seguro para compartilhar experiências e sentimentos com quem passa pela mesma situação. Você encontra também grupos online através da Associação Brasileira dos Sobreviventes Enlutados por Suicídio
Serviços de Psicoterapia: Profissionais especializados em luto podem oferecer suporte individualizado para processar a perda e encontrar caminhos para elaboração do luto.
Buscar ajuda é um passo importante no processo de luto. Você não está sozinho(a) nesta jornada. Essas fontes de apoio podem oferecer o conforto e a orientação necessários para enfrentar este momento tão desafiador.
Comments